terça-feira, julho 28, 2009

Pedro Caldeira Cabral (1950)

Pedro Caldeira Cabral (1950)

Descobri Pedro Caldeira Cabral há alguns anos quando comprei 1 cd da World Network "Pedro Caldeira Cabral Portugal: Variações - Guitarra Portuguesa" gravado ao vivo na Alemanha (Musikhochschule, Kohln) em 1988 e editao em cd am 1992. Adorei todas as peças musicais quer d'origem fadista, tradicional ou erudita. O violista Paquito acompanhou-o resultou uma fusão bem organizada, perfeita diria eu.
Fiquei surpreendida com a versão "acelerada" do Vira de Frielas. Apesar de eu achar o andamento deste vira demasiado rápido, a sua performação é perfeita e equilibrada. Porém, com este andamento, o Vira de Frielas perde quase a sua característica de vira, tornando-se uma peça musical de virtuosidade.
--
Mais tarde, adquiri o duplo cd "Memórias da guitarra portuguesa - A guitarra do sec. XVIII" da tradisom, e igualmente adorei todas as peças musicais. E também não me posso esquecer que, não só, gosto mesmo das composições de Pedro Caldeira Cabral como também da forma como interprete as suas músicas (e de outros compositores) e do timbre das suas guitarras.
Fantástico!