quinta-feira, dezembro 21, 2006

A Loja do Ramos "Backstage"

A Loja do Ramos "Backstage"

Luís Ramos (filho do violista de fado Miguel Ramos) que trabalhava numa loja de instrumentos musicais em Cascais (na rua Alexandre Herculano), mudou-se para a Parede.
Desde Outubro de 2006, abriu uma loja de intrumentos de música na Parede (centro comercial Galerias Plaza - loja 18, av Rep.), sendo a "loja do Ramos" a propriedade de Luís Ramos.

Para todos os amantes de música, instrumentistas de profissão, amadores, estudantes ou curiosos, estão convidados a visitar a "loja do Ramos".

Miguel Ramos

Miguel Ramos
(1904-1982)


Miguel Ramos, violista de Fado.
Fotografia de Miguel Ramos.
Espólio do artista (família Ramos)
Fotografia "restaurada" (02/2007)


É o irmão mais jovem de Casmiro Ramos [ver postagem Casimiro Ramos]. Violista de fado, também foi (como o seu irmão) compositor de fados como Fado Alberto, Fado Margaridas, Veio a saudade, Fado Helena (Chico do cachené), Amor de mãe, Fado da Freira, etc. A observar que o Fado Alberto foi e ainda é um fado muito gravado existindo mais de 40 gravações (em suporte CD) deste fado. Alguns dos seus fados foram compostos em parceria com o seu irmão, sendo a autoria de alguns desses fados atribuída por vezes a um ou outro dos irmãos Pinóia.
Miguel Ramos foi considerado um artista de referência, e era admirado pelos fadistas, violistas e guitarristas, entre os quais Martinho d'Assunção (Júnior) e José Nunes. Tal como o seu irmão, acompanhou grandes vozes do fado, em casas de fado, espectáculos e na gravação de fonogramas.
Tocava com unhas postiças. O seu estilo interpretativo caracterizava-se pela clareza na articulação das notas, a ressonância dos bordões e acordes tanto no acompanhamento de fadistas como de instrumentais, adaptando o percurso harmónico ao gosto de cada fadista. Nos intrumentais, utilizava um acompanhamento harmónico mais enriquecido, notavelmente articulado com as guitarras, contracantos, e a percussão (utilizando a caixa de ressonância da viola).



Miguel Ramos à viola, na Adega Machado em 1962.
(de esq. para dir.: Maria da Conceição, Marquês de Tancos,
Túlio Pereira, Cândida Ramos, Miguel Ramos à viola,
Acácio Gomes à guitarra portuguesa).
Fotografia de Miguel Ramos.
Espólio do artista (família Ramos)